Universidade Europeia organiza primeira edição de Games for Good

0 15

Este evento podes contar com palestras, workshops e até mesmo prémios!


De 12 a 14 de maio realiza-se, no Campus de Santos da Universidade Europeia, a primeira edição do evento Games for Good. Uma game jam de responsabilidade social que tem como objetivo ajudar ONG’s, organizações de solidariedade social, instituições de utilidade pública e sem fins lucrativos a solucionar necessidades concretas através da criação de jogos.

 Em que consiste o evento 

  • primeira game jam de responsabilidade social a ser realizada em Portugal
  • Terá 80 participantes (de estudantes, profissionais, empresas) a resolver desafios apresentados por ONG’s, organizações de solidariedade social, instituições de utilidade pública e sem fins lucrativos
  • Aplicará técnicas de criação de jogos e de gamificação para responder a necessidades apresentadas por instituições como a Santa Casa da Misericórdia, a Amnistia Internacional, a Associação Nacional de Fibrose Quística, o Projeto EKUI (Associação LEQUE), a UWC Portugal, a CADin, a Florescer Associação de Educação Global, a Brigada do Mar e Associação Mental8Works
  • Será um evento onde vão haver palestras, workshops e prémios para as melhores soluções aos desafios propostos

 Games for Good 

A Santa Casa da Misericórdia, a Amnistia Internacional, a Associação Nacional de Fibrose Quística, o Projeto EKUI (Associação LEQUE), a UWC Portugal, a CADin, a Florescer Associação de Educação Global, a Brigada do Mar e a Associação Mental8Works. São as instituições que se associaram ao evento e que vão desafiar os participantes a colocar em prática as técnicas de criação de jogos e gamificação para resolver situações reais de cada uma das instituições.

Realizada pela primeira vez em Portugal, em parceria com Bee Engineering, Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e Ludoteca, a primeira edição de Games for Good conta ainda com o patrocínio de Amplify Creations, Pro Camera 2D, Pushstart e Walla Collective. O evento divide-se em duas categorias e tem inscrições limitadas a 80 participantes. Games for Good Jr dirigido a alunos do ensino secundário e Games for Good Pro destinado a criadores profissionais e estudantes do ensino superior.

Mediante inscrição prévia em www.gamesforgood.pt/jr, os alunos do secundário podem participar, nos dias 29 de abril e 6 de maio, em dois workshops paralelos e gratuitos, de 16 horas cada um, sobre desenvolvimento de jogos em Construct e em Game Maker: Studio.

De 12 a 14 de maio, com o apoio dos mentores da ANPRI, os alunos do secundário juntam-se aos criadores profissionais e aos estudantes do ensino superior. Para um ambiente descontraído, desenvolverem os desafios propostos pelas entidades participantes. Durante estes dias terão lugar workshops sobre ideação, game design e gamificação, abertos aos participantes na game jam e ao público em geral.

A Bee Engineering, através da sua unidade de GameLAB, é a mentora das equipas participantes, ministra um workshop e vai fazer parte do júri. Segundo José Leal e Silva, Diretor Executivo da Bee Engineering.

ser parceiro da Games for Good reveste-se da maior importância para a Bee Engineering, na medida em que as técnicas de gamificação e de jogo corretamente aplicadas melhoram a eficácia de qualquer organização. Por esta via redobramos o apoio a organizações de solidariedade social, uma linha de ação que faz parte do nosso percurso desde o primeiro dia, e conseguimos colocar ao serviço do bem comum as melhores práticas de gamificação e de gaming. A nossa unidade GameLAB tudo fará para que do evento Games for Good saiam projetos geradores de valor para as organizações e os participantes”.

Para mais informações

você pode gostar também Mais do autor